Ministro empossa novo Director de tráfego de Telecomunicações

Ministro empossa novo Director de tráfego de Telecomunicações

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala conferiu posse, esta segunda-feira, 10 de Outubro, ao novo Director da Unidade de Controlo de Tráfego de Telecomunicações no Instituto Nacional das Telecomunicações de Moçambique (INCM).

Trata-se de Adilson Gomes, Licenciado em Engenharia Informática, Mestre em Gestão das Organizações, Baseada em Tecnologias, quadro do INCM onde já exerceu várias funções como Chefe do Gabinete dos Sistemas de Informação, Coordenador do Projecto de Migração da Televisão Analógica para Digital, entre outras tarefas.

A Unidade de Controlo de Tráfego de Telecomunicações do INCM é a área que tem a responsabilidade de garantir que o tráfego de telecomunicações seja seguro e resiliente, transmitindo o devido conforto e confiança aos utilizadores.

Falando na ocasião, o Ministro Magala instou o empossado a desencadear todos os mecanismos para a promoção da segurança cibernética, garantido que as redes de comunicações nacionais estejam protegidas contra ataques cibernéticos e dotadas de capacidade de resposta, caso este infortúnio ocorra no País.

De entre as acções a serem imediatamente implementadas, o Ministro Magala apontou a necessidade de imprimir celeridade no processo de registo dos subscritores dos serviços de telecomunicações, controlo e bloqueio de entrada de dispositivos piratas e furtados nas redes de comunicações do País, aprimoramento do controlo de tráfego, incluindo mecanismos que permitam apoiar o combate aos diferentes crimes com recurso às telecomunicações, como fraudes, burlas, financiamento ao terrorismo, branqueamento de capitais, entre outras acções.

Refira-se que o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique é a Autoridade Reguladora que desempenha as funções de regulação, supervisão, fiscalização, sancionamento e representação do sector das telecomunicações e postal, segundo os princípios da imparcialidade e transparência, em conformidade com a Lei.

Related Articles