Arranca Integração intermodal do transporte urbano

Arranca Integração intermodal do transporte urbano

O Ministro dos Transportes e Logística, João Jorge Matlombe lançou, esta quarta-feira, 18 de Junho, um novo serviço de transporte público de passageiros que integra autocarros e automotoras da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, ligando as Cidades de Matola e Maputo.

A fase piloto deste serviço durará 60 dias, envolvendo 15 autocarros, com capacidade para 90 passageiros cada, que deverão servir, os passageiros que embarcam ou desembarcam nas estações ferroviárias de Matola Gare, Daniel e Machava, na linha férrea de Ressano Garcia.

Para a estação da Matola Gare, os autocarros farão recolha dos passageiros, na hora de ponta de e para os bairros de Tchumene, Terceira rotunda da circula e Uamatibwana. Na Estação de Daniel, os bairros abrangidos são Malhapwene, Tsalala e Khobe, enquantoque na estação da Machava, os autocarros irão servir os moradores dos bairros Socimol, Bedene e Patrice Lomumba. Na estação central da Cidade de Maputo, haverá carreiras de e para os terminais da Praça dos Combatentes e Museu.

A integração modal é muito mais do que a articulação entre autocarros, comboios e transportes semicolectivos, trata-se de criar um sistema único, coordenado e orientado para o cidadão, com horários integrados, bilhética unificada, infra-estruturas acessíveis e mecanismos de gestão modernos. “Trata-se de uma inicitiva que tem por objectivo colocar o passageiro no centro das políticas públicas de transporte”, disse.

O sucesso desta iniciativa será a base para a expansão gradual da integração modal em toda a área metropolitana de Maputo e, futuramente, noutras Cidades do País, sendo este projecto piloto, uma base para um novo paradigma de mobilidade urbana, inovadora, eficiente e sustentável.

Refira-se que o transporte intermodal funciona através da bilhética electrónica integrada, na qual o passageiro adquire um cartão recarregável que permite o acesso aos autocarros e à viagem de comboio, mediante validação electronica por viagem.

Related Articles