Quelimane entra na rota da Cabotagem marítima

Quelimane entra na rota da Cabotagem marítima

O Porto de Quelimane poderá receber navios de cabotagem marítima, como resultado da dragagem do seu canal de acesso, a decorrer até Outubro do corrente ano, anunciou o Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai, na Cidade de Quelimane, esta Sexta-feira, 23 de abril de 2021, durante o lançamento da dragagem do canal de acesso ao Porto de Quelimane.

A dragagem desta infraestrutura portuária consiste no aumento da profundidade do canal dos actuais 3m para 6m, o que irá permitir que o porto passe a receber navios de maior porte, como é o caso do navios de cabotagem que opera a cabotagem ao longo da costa moçambicana (M/V Greta).

Segundo o governante a dragagem do Porto de Quelimane visa torná-lo acessível, navegável e seguro para todos os armadores que demandam este porto para as mais distintas necessidades e consequentemente o aumento do volume de carga manuseada neste porto.

No âmbito da melhoria das condições de navegabilidade do Porto que inclui o canal de Marrubune, o sector prevê a reabilitação de faróis, o que irá dotar o Porto de Quelimane de sinalização moderna e eficiente respondendo a várias iniciativas de desenvolvimento que assumem o mar como a melhor via para o transporte das suas mercadorias.

Para além do Porto de Quelimane, a consolidação da cabotagem marítima poderá revitalizar históricos portos terciários, como Pebane na Zambézia, Angoche e Moma em Nampula, entre outros.

Janfar Abdulai, sublinhou que o Sector dos Transportes e Comunicações está a promover o transporte marítimo nacional em reconhecimento do impacto desta actividade para a redução dos custos de transporte e a consequente redução dos preços ao consumidor final.

Devido a extensão da costa moçambicana, com mais de 2.500 quilómetros, segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações a opção estratégica do Governo para o abastecimento das cidades costeiras em produtos de primeira necessidade e equipamentos, bem como para o escoamento da produção agrícola está, sem dúvidas, na cabotagem marítima.

De referir que o projecto de dragagem do Porto de Quelimane está a cargo da Empresa Moçambicana de Dragagem, EMODRAGA, com o financiamento da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, CFM, EP, num valor de mais de 2.750.000,00 doláres norte americanos.

Related Articles