PR assinala digitalização da TVM

PR assinala digitalização da TVM

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi procedeu, hoje a inauguração do Centro de Televisão Digital da Televisão de Moçambique, assinalando assim a conclusão da componente da digitalização da TVM, no quadro da implementação do Projecto da migração da televisão analógica para a digital.

Construído de raiz e completamente equipado com tecnologia de ponta para a produção e transmissão da televisão digital, três estúdios de televisão, escritórios e outras funcionalidades, o Centro de Televisão Digital de Maputo servira de sede da TVM e da TMT.

Com a conclusão deste Centro, completa-se assim a componente de digitalização da Televisão de Moçambique, no projecto de migração digital que compreendeu a construção de 10 estúdios de televisão em cada capital provincial, aquisição e montagem de equipamento de ponta, formação de quadros, entre outros processos relevante para a preparação desta estação emissora para a era digital.

Falando na inauguração do Centro de Televisão Digital da TVM, o Presidente da República disse terem sido criadas as condições necessárias para que o País disfrute das vantagens da migração digital, nomeadamente a melhoria da qualidade do sinal e dos conteúdos produzidos, diversificação de canais, expansão do acesso, entre outros ganhos.

Reconhecendo o desafio sobre o capital humano que deverá se adaptar às novas tecnologias, Filipe Nyusi exortou a TVM e demais envolvidos neste processo de migração da televisão analógica para a digital para apostarem na preparação de profissionais moçambicanos para liderarem este processo, ao mesmo tempo que se trabalha na educação dos cidadãos para que o processo de migração seja tranquilo e inclusivo.

O processo de migração da televisão analógica para a digital em Moçambique é avaliado em mais de USD 150 milhões e consiste na instalação de uma rede nacional de radiodifusão digital composta por 60 emissores digitais a nível do país, fornecimento de 400 mil conversores do sinal digital, digitalização da TVM construção de um edifício para o funcionamento da Televisão de Moçambique e TMT, entre outras melhorias na produção e transmissão da Televisão em Moçambique.

Como principais ganhos, espera-se alcançar as seguintes transformações na produção e transmissão da televisão em Moçambique:

Construção de uma rede de televisão Digital, conformando o País com os padrões internacionais nesta matéria, assegurando assim que não deixe de poder ter a televisão a funcionar;

Acesso dos moçambicanos ao sinal de televisão digital, melhorando a respectiva qualidade para o telespectador;

Aumento da cobertura de televisão de cerca de 30%, antes da migração digital, para cerca de 70% como resultado da migração digital;

Capacitação da Televisão de Moçambique para produzir e disponibilizar conteúdos em formato digital e de alta qualidade.

Aumento de Capacidade para entrada de novos operadores de televisão no mercado, entre outros ganhos.

Numa breve avaliação do impacto imediato deste Projecto, o Presidente da república disse que “podemos constatar, com satisfação a melhoria da expansão do sinal de televisão que permitiu que 10 novos distritos passassem a ter acesso à televisão, como são os casos de Chinde, Chicualacula, Bilene, entre outros”.

Do ponto de vista do acesso da população aos serviços de televisão, o Presidente destacou um bom ritmo de adesão. “Até Outubro de 2020, a TMT tinha distribuído apenas 100 mil descodificadores. Após o lançamento oficial do sinal digital em Moçambique assistimos a uma rápida adesão da população tendo atingido neste momento cerca de 300 mil descodificadores”. A perspectiva é que até ao final do presente ano, altura do desligamento do último emissor analógico, a TMT tenha atingido o lote de 400 mil famílias previstas neste Projecto.

 

Related Articles