O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala orientou, nos dias 6 e 7 de Junho de 2024, em Maputo, uma reunião com diversos stakeholders para a buscar de soluções de provimento e desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações em meios rurais.
Promovido pelo Órgão Regulado das Comunicações (INCM), o encontro juntou operadores de telecomunicações e provedores de soluções tecnológicas, visando atraír investimento para assegurar o acesso à internet e outros serviços de telecomunicações confiáveis, especialmente para zonas onde a infraestrutura tradicional não é viável.
Trata-se de uma oportunidade crucial que reuniu Stakeholders chaves em torno de um desafio central ao desenvolvimento sustentável do país. As áreas rurais de Moçambique enfrentam obstáculos significativos em termos de acesso a infraestruturas de telecomunicações, que são essenciais para impulsionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida das populações locais.
Durante o encontro, o Ministro Magala apresentou a visão do Governo para a digitalização do País, reconhecendo o desafio da expansão de telecomunicações para as zonas rurais, tidas pelos operadores como comercialmente não actrativas, desafiando aos presentes para libertarem a sua iniciativa criativa para a edificação de uma sociedade digital inclusiva, onde todos disfrutam dos benefícios da economia digital.
No mesmo encontro, foram feitas apresentações das companhias internacionais SPACECOM (uma companhia internacional especializada em prover serviços de satélites de comunicações) e da VANU (companhia internacional especializada em soluções de redes de telecomunicações, especialmente em áreas rurais). Durante as apresentações, a companhias convidadas descreveram as suas propostas de soluções tecnológicas para a expansão da rede de telecomunicações para as zonas rurais moçambicanas.
A reflexão prossegue, podendo ser capitalizadas diversas iniciativas de tecnologia ajustada à realidade rural moçambicana, apresentadas no encontro.