Moçambique acelera digitalização

Moçambique acelera digitalização

Moçambique está a implementar reformas estruturais no ramo das telecomunicações para acelerar o processo de digitalização, por forma a disfrutar dos benefícios da “Quarta Revolução Industrial”, essencialmente caracterizada pela convergência de tecnologias digitais e físicas, disse esta quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.

Falando na abertura da IV Conferência Nacional das Telecomunicações que decorre, na Cidade de Maputo, Magala sublinhou que o Sector dos transportes e comunicações encara a digitalização como um fenómeno irreversível em que Moçambique não deve ficar alheio ao mundo da automação liderada pelos sistemas ciber-físicos que vão dominar o mundo nos próximos tempos.

De entre as medidas estruturais em implementação no ramo das telecomunicações, o Ministro destacou a expansão da rede 4G que já atingiu 86% das sedes distritais, havendo perspectiva de cobrir todos os distritos do País, até ao final do presente quinquénio. Na cobertura dos postos administrativos, a rede 4G já atingiu 57% do universo destas unidades territoriais.

Como desafios a serem ultrapassados no ramo das telecomunicações, o Ministro Magala apontou a segurança cibernética, a introdução dos serviços de 5G nas capitais províncias, promoção da redução dos custos do acesso aos serviços de telecomunicações, entre outros.

Enquadrada nas celebrações dos 30 anos da criação do Instituto Nacional das Comunicações, a IV Conferencia Nacional das Telecomunicações junta peritos, reguladores e demais intervenientes para uma radiografia completa sobre o estagio de desenvolvimento das telecomunicações, desafios e perspectivas.

Related Articles