Meteorologistas melhoram aviso prévio

Meteorologistas melhoram aviso prévio

Moçambique acolhe, de 05 a 09 de Setembro de 2022, a Reunião Ministerial sobre a Iniciativa do Sistema Integrado de Aviso-Prévio e Acção Antecipada da SADC.

O encontro, enquadra-se na implementação da orientação do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Organização Meteorológica Mundial liderar uma nova iniciativa de fornecer a todos os cidadãos do planeta um Sistema Integrado de Aviso Prévio para uma Acção Antecipada, nos próximos 5 anos.

Este encontro compreende dois segmentos, nomeadamente, o encontro técnico, para a preparação e harmonização dos conteúdos, bem como o seguimento ministerial, a acontecer no dia 8, onde Ministros da SADC responsáveis pela Meteorologia vão analisar e deliberar sobre as matérias preparadas no seguimento técnico.

Falando na sessão de abertura da reunião técnica, esta segunda-feira, 5 de Setembro corrente, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala disse ser urgente a expansão massiva dos sistemas de aviso-prévio na África Austral para proteger as pessoas dos impactos cada vez mais extremos do clima e das mudanças climáticas.

Do encontro, espera-se a assinatura da Declaração Ministerial de Maputo, onde estarão plasmadas as principais decisões para o desenvolvimento do Plano de Acção da Região da África Austral, sobre o Sistema de Aviso Prévio Baseado no Impacto para as acções prévias e antecipadas.

 

Related Articles