DG do INAM dirige organismo internacional

DG do INAM dirige organismo internacional

O Director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia, Adérito Aramuge foi eleito Vice-presidente da Associação Meteorológica Regional Africana da Organização Mundial de Meteorologia (RA1), para um mandato de quatro (4) anos. Aramuge vai coadjuvar o Etíope Fetene Teshome, Director do Instituto de Meteorologia da Etiópia, eleito para a posição de Presidente desta agremiação que congrega 54 países Africanos membros.

A eleição do novo corpo directivo da RA 1 teve lugar durante a realização da 18ª Sessão desta agremiação, realizada de 13 a 17 de Fevereiro de 2023, em Adis Abeba, Etiópia, sob o lema “Reforço das Capacidades dos Serviços Hidro-meteorológicos em África para a Transformação Digital: 2024-2027”.

O novo corpo directivo, toma a gestão da RA 1 num momento em que a prioridade principal é a operacionalização e cumprimento do plano executivo para aviso prévio 2024-2027, elaborado e lançado pela Organização Meteorológica Mundial, durante a COP-27, que consiste no estabelecimento de um sistema de aviso prévio conducente a uma acção antecipada, em todos os países Africanos, como resposta a recomendação do Secretário-Geral das Nações Unidas, Eng. António Gutteres.

O novo Vice-Presidente da Associação Meteorológica Regional Africana da Organização Mundial de Meteorologia, Aderito Aramuge é também Membro do Conselho Executivo da Organização Mundial de Meteorologia e representante permanente de Moçambique junto da Organização Mundial de Meteorologia.

Refira-se que, em Setembro de 2022, Moçambique hospedou a primeira reunião ministerial sobre o sistema integrado de aviso prévio e acção antecipada da África Austral, onde estiveram reunidos ministros da SADC responsáveis pelas áreas de meteorologia e gestão de desastres. Este encontro contou com a intervenção de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Campeão Africano de Gestão de Desastres.

Related Articles