30 anos consolidando a EMODRAGA, E.P

30 anos consolidando a EMODRAGA, E.P

A Empresa Moçambicana de Dragagens (EMODRAGA, E.P) deve participar nos projectos de dragagens estratégicas implementados nos portos principais do País, disse esta sexta feira, 13 de Setembro de 2024, na Cidade da Beira, o Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Ambrósio Sitoe.

 Falando na cerimónia das celebrações dos 30 anos da empresa, em representação do Ministro Mateus Magala, o Secretário Permanente explicou que “preocupa-nos ainda o fraco engajamento da EMODRAGA nas execuções de grandes dragagens nos portos nacionais, maioritariamente executadas por consórcios internacionais”, facto que leva o Governo a desafiar os gestores da EMODRAGA a estabelecer as parcerias necessárias para a empresa aceder a estes projectos estratégicos, ao mesmo tempo que exortou às concessionárias dos portos nacionais a considerarem a capacidade instalada na EMODRAGA, no âmbito do “conteúdo local”.

Ambrósio Sitoe, encorajou a capacidade criativa dos gestores da EMODRAGA na implementação de projectos que permitem a diversificação das suas receitas, para equilibrar o balanço e melhorar os resultados da empresa, citando como exemplo os Projecto de repulsão e comercialização das areias dragadas no canal de acesso ao porto da Beira, Pesquisas hidrográficas para posicionamento de plataformas de exploração de Oil & Gas, entre outras iniciativas.

Na mesma ocasião, o Secretário Permanente do MTC reiterou a determinação do Governo em dotar a EMODRGA de capacidade para o cumprimento da sua missão estratégica de garantir a navegação segura nos portos moçambicanos, recordando os grandes investimentos já realizados, como aquisição da dragueta “Estoril”, em 2022; draga “Macuti”, em 2013; “Alcantara Santos”, em 2007, draga “Aruangua”, em 1999, entre outros investimentos que atestam a determinação do Governo em promover o fortalecimento desta empresa para o cumprimento cabal da sua estratégica missão.

Nos próximos 3 anos, perspectiva-se a aquisição de uma draga de sucção e arrasto auto transportadora, com a capacidade de porão de 3.000 - 3500 metros cúbicos, aquisição de um batelão autopropulsor com uma escavadora com capacidade de 1.000.000 de metros cúbicos, aquisição de rebocadores, entre outros investimentos.

 

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