Minérios de Chibuto Processados em Moçambique

Minérios de Chibuto Processados em Moçambique

Os minérios extraídos das areias pesadas de Chibuto devem ser processados em Moçambique, disse esta quinta-feira, 17 de Outubro de 2024, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala. Falando no final de uma visita de trabalho ao complexo mineiro de Chibuto e às obras de construção do porto de Chonguene, o governante explicou que esta é a melhor forma de maximizar os ganhos económicos e sociais da actividade mineira no País.
O Ministro Magala trabalhou em Gaza, após a assinatura, a 10 de Outubro corrente, da Escritura Pública do Contrato de Concessão do Terminal Portuário de Chongoene. “Após a assinatura desta escritura, vim aqui com os principais actores, nomeadamente a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (acionista com 20%), o Instituto Nacional do Transporte Marítimo (INTRASMAR), o Regulador Ferroportuário (IFEPOM) e a empresa Electricidade de Moçambique para, no terreno encontrar o melhor mecanismo de provisão da melhor logística para o projecto de exploração das areias pesadas de Chibuto.
No que ao processamento dos minerais de Chibuto diz respeito, o Ministro Magala sublinhou que foi identificado como principal constrangimento a indisponibilidade de energia de qualidade para a indústria de processamento, sendo essa a razão que levou o Ministro a integrar quadros seniores da EDM na sua comitiva que, na ocasião asseguraram estar a ser implementado um Projecto para atentende, especificamente, às necessidades de energia para o complexo mineiro de Chibuto.
Após a visita às obras do Porto de Chonguene, Magala ficou impressionado pelo avanço das obras “estive aqui no ano passado, todo este complexo eram dunas de areia e hoje vejo que o porto está a ganhar forma. Estão aqui Reguladores do ramo da Marinha e Portos que deverão intervir para assegurar que esta infraestrutura seja edificada em obediência aos padrões desta industria, e a legislação aplicável, pelo que nos próximos dias teremos aqui um novo porto para catapultar o desenvolvimento de Gaza e de Moçambique”, disse.
Com capacidade para o manuseamento de cerca de 8 milhões de toneladas por ano, a construção do Terminal Portruário de Chonguene está avaliada em cerca de USD 55 milhões (fase 1) e será operado pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique. O Projecto inclui ainda projectos sociais como a construção da linha férrea Chibuto a Chokwe, com aproximadamente 73 Km, manutenção da estrada Chibuto/ Chongoene, construção da estrada que liga a EN1 em Chongoene até ao Terminal, numa extensão de cerca de 7Km, fornecimento de agua e energia às populações circunvizinhas do Terminal, entre outras iniciativas de desenvolvimento das comunidades locais. iniciativas locais para o desenvolvimento daquela parcela do País. pesadas de Chibuto, via rodoviária para o Porto de Maputo, como a degradação das estradas, poluição, sinistralidade rodoviária entre outros impactos negativos.

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