Porto da Beira e EMODRAGA com novo equipamento

O Porto da Beira conta com novo lote de equipamentos de manuseamento portuário de carga e de um sistema informático designado C-Gate, num investimento de cerca de USD 10 milhões, inaugurados esta sexta-feira, 10 de Junho de 2022, pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai.

O Ministro inaugurou ainda uma nova dragueta denominada “Estoril”, adquirida pela Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA), num investimento de USD 2.5 milhões, fundos próprios desta empresa responsável pela dragagem dos canais de acesso e bacias de manobras dos portos nacionais.

 No lote de novos e modernos equipamentos portuários inaugurados pelo Ministro, destacam-se empilhadeiras de longo alcance, tractores de terminal, escavadoras, equipamentos de elevação, entre outros que irão imprimir nova dinâmica no manuseamento de carga neste porto.

O sistema informático designado C-Gate, igualmente inaugurado, é uma aplicação desenvolvida internamente pela Cornelder de Moçambique que permite automatizar o controlo de acesso de camiões ao porto em tempo real, bem como cadastro de motoristas, camiões e contentores, que acedem diariamente aos Terminais de Contentores do Porto da Beira.

A dragueta “Estoril”, constitui o arranque da implementação de um vasto pacote de investimentos que a empresa EMODRAGA vai realizar nos próximos 5 anos, perspectivando-se um investimento de cerca de USD 95 milhões para a revitalização da Empresa, essencialmente para a aquisição de novos equipamentos.

No pacote de investimentos em curso, está contemplada a aquisição de uma nova draga de sucussão, com capacidade para 3 mil metros cúbicos de volume de porão para o reforço da actual capacidade da frota naval da empresa.

Falando por ocasião da inauguração dos referidos equipamentos, o Ministro dos Transportes e Comunicações recordou que o Programa Quinquenal do Governo 2020 – 2024 prevê o aumento da carga manuseada nos portos nacionais dos cerca de 48 milhões de Toneladas registados em 2019, para cerca de 83 milhões de toneladas até 2024.

Para a materialização desta meta, foram definidas várias acções que incluem a reabilitação, ampliação e modernização das infraestruturas de transporte como portos, linhas férreas, estradas, sendo que a aquisição do equipamento portuário e de dragagem, enquadra-se nesse rol de acçoes em curso para atrair mais carga para os portos nacionais.

Como resultado deste trabalho, os Portos Moçambicano tem vindo a registar recordes na caga Manuseada. No ano passado, o Porto da Beira registou volumes recordes ao manusear 278 mil contentores, contra os 255 mil contentores manuseados em 2020, representando um incremento de 9%. Ao nível do Terminal de Carga Geral, foram manuseados em 2021, 3.3 milhões de toneladas, contra os 3.1 toneladas registadas em 2020, o que representa um incremento de 5%.

 

 

 

Related Articles