O Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai procedeu a entrega de 80 novos autocarros movidos a gás para o reforço das frotas de transporte público urbano, na zona metropolita de Maputo que compreende as cidades de Maputo, Matola e os distritos de Boane e Marracuene.
A serem operados pelas empresas municipais de transporte de Maputo e Matola, os 80 autocarros são parte de um pacote de 100 unidades, 20 das quais ainda por chegar, estes últimos destinadas ao reforço das frotas de transporte público de passageiros nas restantes capitais provinciais do País.
Na ocasião, o Ministro Janfar Abdulai anunciou um pacote de medidas para a melhoria do transporte público urbano que inclui, para além da aquisição destes autocarros, o reforço do transporte de massas, melhoria das infraestruturas, entre outras. “vamos introduzir, ainda este semestre, 5 automotoras de 6 carruagens cada, que poderão gerar impacto significativo na mobilidade urbana na zona metropolitana de Maputo” disse Abudulai.
Para as zonas onde a rede viária não permite a circulação de autocarros, o Ministro assegurou que o Governo vai continuar a alocar viaturas mistas com maior robustez, em reconhecimento do impacto positivo que estes meios têm vindo a alcançar em bairros onde estes meios são uma realidade.
No que à introdução de autocarros movidos a gás diz respeito, o Ministro fundamentou que tal deveu-se ao reconhecimento das múltiplas vantagens que este tipo de combustível oferece, desde os baixos custos operacionais, até a redução da poluição atmosférica.
Como principal desafio do processo de reforço das frotas de autocarros para o transporte público urbano o Ministro apontou a necessidade de melhoria da gestão e manutenção dos meios, por forma a tornar este processo sustentável. “O Governo não pode continuar a adquiri autocarros, cuja gestão não permite a sustentabilidade financeira desta actividade. Os gestores dos autocarros devem estar comprometidos com os resultados e compromissos assumidos, desde a manutenção regular, pagamento das amortizações acordadas, entre outros elementos contratuais.
Refira-se que o processo de aquisição de autocarros enquadra-se na implementação do “Plano 1000”, uma iniciativa presidencial que preconiza a aquisição de 1000 autocarros para o reforço do transporte público urbano, em todo o País, até 2024.
Um balanço intermédio sobre a implementação do “Plano 1000” aponta para a aquisição de 720 unidades entregues, desde o início desta, decorrendo esforços para o cumprimento integral da orientação da aquisição de 1000 autocarros até ao final do presente quinquénio.