Novo equipamento dinamiza o Corredor da Beira

Novo equipamento dinamiza o Corredor da Beira

O Corredor da Beira conta, desde esta sexta-feira, 11 de Fevereiro, com 4 novas locomotivas e 150 vagões inaugurados pelos Presidentes de Moçambique e do Zimbabwe, Filipe Nyusi e Emmerson Mnangwagwa, na Cidade da Beira.

Trata-se de um pacote de equipamento circulante constituído por 6 locomotivas, 90 carruagens, incluindo 5 automotoras  e 300 vagões adquiridos para o reforço da capacidade de tracção nos sistemas ferroviários centro e sul, geridos pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.

As 6 locomotivas e 90 carruagens, incluindo 5 automotoras, foram adquiridas no âmbito da implementação do Memorando de Entendimento assinado entre os Governos da República de Moçambique e da Índia para a viabilização de um financiamento de USD 95 milhões.

Os 300 vagões foram adquiridos no mercado sul-africano, num financiamento de USD 22 milhões, fundos próprios da empresa Portos e Caminhos de ferros de Moçambique.

Com o novo equipamento inaugurado esta sexta-feira, o sistema ferroviário da Beira passa das actuais 16 locomotivas para 22 e de 375 vagões para 507.

Em termos de carga transportada mensalmente, o sistema passa das actuais 35 mil toneladas líquidas, antes da aquisição para 86 mil toneladas líquidas por mês, o que permite melhorar a capacidade de resposta da demanda, sobretudo das necessidade de transporte de carga do Zimbabwe, Malawi e Zâmbia.

Refira-se que para além da aquisição deste equipamento, o sistema ferroviário da Beira está a receber cerca de USD 200 milhões, na reabilitação da linha férrea de Machipanda que liga o Porto da Beira ao Zimbabwe, cujo impacto será do aumento da carga ferroviária manuseada, bem como a migração da carga rodoviária para a ferrovia, aumentando a eficiência, bem como a redução dos congestionamentos de camiões na N6, entre outras vantagens.

 

 

Related Articles