Estações Meteorológicas para todos distritos

Moçambique vai implementar o programa “um distrito, uma estação meteorológica” que consiste na construção de uma estação meteorológica em cada um dos 154 distritos do País.

Lançado, enta quarta-feira pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, o programa “um distrito, uma estação meteorológica tem como objectivo expandir a rede nacional de observação meteorológica para a melhoria da qualidade da informação meteorológica produzida e difundida pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Falando no acto do lançamento deste programa, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi sublinhou que o Governo de Moçambique considera a prevenção e gestão do risco de desastres naturais uma prioridade nacional, dada a localização geográfica do país que leva a que frequentemente seja assolado por eventos extremos de tempo, nomeadamente cheias ciclones, secas e outros, causando perdas humanas e destruição de infraestruturas.

Para o Presidente Nyusi, o aumento da frequência e intensidade dos eventos extremos do tempo desafiam o País a melhorar a sua capacidade de produzir informação fiável e a tempo útil para minimizar os efeitos destes fenómenos naturais.

“Juntamente com outras instituições parceiras, o INAM,IP deve continuar a assumir um importante papel na melhoria do sistema de aviso prévio em Moçambique e, através da sua rede de observações meteorológicas, contribuir para a disponibilização de dados meteorológicos ao sistema nacional e global de observações meteorológicas”, disse.

Para o Presidente, a informação meteorológica ser de qualidade e difundida a atempo útil para permitir que as comunidades e as instituições usuárias desta informação possam melhor se prepara em função do estado de tempo que se projecta.

O lançamento do programa “um distrito, uma estação meteorológica” constitui um passo decisivo para dotar o INAM de melhor capacidade para liderar este novo desafio de promover o desenvolvimento sustentável e resiliente do País.

Refira-se que com a materialização deste programa, o país vai ganhar 103 novas estações meteorológicas edificadas e operacionalizadas, passando das actuais 51 estacões para 154, até o ano de 2029.

 

Related Articles