Moçambique participana na 27ª Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM 2024)

Moçambique participana na 27ª Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM 2024)

Moçambique participa, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2024, em Apia, Samoa, na 27ª Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM 2024), que se realiza sob o lema: Um Futuro Comum Resiliente: Transformando a Nossa Riqueza Comum, um tema relevante tendo em conta as aspirações e os desafios actuais dos Povos dos Estados membros, em particular no combate à pobreza e à fome, bem como na promoção do desenvolvimento resiliente e inclusivo, no espírito da Carta da Commonwealth.
A delegação moçambicana à 27ª CHOGM é chefiada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, em representação do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi e integra o Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves e quadros superiores do Estado.
O evento tem como objectivo reflectir sobre o papel da Commonwealth na resposta aos desafios actuais; definir novas prioridades rumo a um futuro comum resiliente e eleger o próximo Secretário-Geral da Commonwealth, em substituição da Senhora Patrícia Scotland, das Caraíbas, cujo mandato expira no corrente ano. Tendo em conta o princípio de rotatividade geográfica, cabe a vez da África a indicação do próximo Secretário-Geral da Commonwealth. Para o efeito, concorrem para o posto três (3) candidatos africanos (nomes dos países ou organizações de origem dos candidatos).
A 27ª CHOGM realiza-se num contexto global marcado por complexos desafios interligados, onde se destacam o impacto da pandemia da COVID-19, a redução do financiamento ao desenvolvimento, efeitos devastadores das mudanças climáticas, os conflitos entre a Rússia e Ucrânia e o conflito no Médio Oriente que afectam o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Chefe da Delegação Moçambicana, leva uma mensagem de renovação do compromisso de Moçambique com os princípios da Carta da Commonwealth, no engajamento colectivo dos Estados membros para construir sociedades, Instituições e economias resilientes, e uma abordagem orientada para promoção do desenvolvimento num meio ambiente de resiliência e sustentabilidade.
A reunião dos Chefes de Governo consistirá num retiro a ser antecedido pela Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados membros da Commonwealth, a 24 de Outubro de 2024, Reunião Ministerial da Commonwealth sobre os Pequenos Estados, a 23 de Outubro; Fórum da Juventude; Fórum das Mulheres; Fórum dos Povos, ambas de 21 a 22 de Outubro e o Fórum de Negócios de 23 a 24 de Outubro de 2024. No total, o evento inclui cerca de 35 reuniões paralelas sobre assuntos de interesse comum dos Estados.
A 27ª Cimeira da CHOGM vai culminar com a adopção de três documentos orientadores, nomeadamente (i) o Comunicado Final -Um Futuro Comum Resiliente: Transformando nossa Riqueza Comum; e a (ii) Declaração sobre os Oceanos.
Refira-se que a 27ª Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM 2024) coincide com a celebração do 75º Aniversário da Commonwealth, assinalada a 26 de Abril de 2024, bem como com a celebração do 10º aniversário da Carta da Commonwealth, assinalada a 11 de Março de 2023.

Related Articles

Notícias & Eventos Recentes

REPOSTA A CIRCULAÇÃO NA N1 ENTRE 3 DE FEVEREIRO E INCOLUANE
COMBOIO ESPECIAL JÁ ESTÁ EM MAGUDE
EMBARCAÇÃO COM MANTIMENTOS PARTE PARA CHONGOENE
CHEIAS EM GAZA: GOVERNO ALOCA NAVIOS E COMBOIOS PARA APOIAR A POPULAÇÃO E A ECONOMIA
Governo busca alternativas à Estrada Nacional Número Um
ÉPOCA CHUVOSA 2025/26: É URGENTE A REPOSIÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DESTRUÍDAS
“TEMOS QUE ACABAR COM BUROCRACIA DESNECESSÁRIA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE MAPUTO”