Moçambique participa, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2024, em Apia, Samoa, na 27ª Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM 2024), que se realiza sob o lema: Um Futuro Comum Resiliente: Transformando a Nossa Riqueza Comum, um tema relevante tendo em conta as aspirações e os desafios actuais dos Povos dos Estados membros, em particular no combate à pobreza e à fome, bem como na promoção do desenvolvimento resiliente e inclusivo, no espírito da Carta da Commonwealth.
A delegação moçambicana à 27ª CHOGM é chefiada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, em representação do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi e integra o Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves e quadros superiores do Estado.
O evento tem como objectivo reflectir sobre o papel da Commonwealth na resposta aos desafios actuais; definir novas prioridades rumo a um futuro comum resiliente e eleger o próximo Secretário-Geral da Commonwealth, em substituição da Senhora Patrícia Scotland, das Caraíbas, cujo mandato expira no corrente ano. Tendo em conta o princípio de rotatividade geográfica, cabe a vez da África a indicação do próximo Secretário-Geral da Commonwealth. Para o efeito, concorrem para o posto três (3) candidatos africanos (nomes dos países ou organizações de origem dos candidatos).
A 27ª CHOGM realiza-se num contexto global marcado por complexos desafios interligados, onde se destacam o impacto da pandemia da COVID-19, a redução do financiamento ao desenvolvimento, efeitos devastadores das mudanças climáticas, os conflitos entre a Rússia e Ucrânia e o conflito no Médio Oriente que afectam o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Chefe da Delegação Moçambicana, leva uma mensagem de renovação do compromisso de Moçambique com os princípios da Carta da Commonwealth, no engajamento colectivo dos Estados membros para construir sociedades, Instituições e economias resilientes, e uma abordagem orientada para promoção do desenvolvimento num meio ambiente de resiliência e sustentabilidade.
A reunião dos Chefes de Governo consistirá num retiro a ser antecedido pela Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados membros da Commonwealth, a 24 de Outubro de 2024, Reunião Ministerial da Commonwealth sobre os Pequenos Estados, a 23 de Outubro; Fórum da Juventude; Fórum das Mulheres; Fórum dos Povos, ambas de 21 a 22 de Outubro e o Fórum de Negócios de 23 a 24 de Outubro de 2024. No total, o evento inclui cerca de 35 reuniões paralelas sobre assuntos de interesse comum dos Estados.
A 27ª Cimeira da CHOGM vai culminar com a adopção de três documentos orientadores, nomeadamente (i) o Comunicado Final -Um Futuro Comum Resiliente: Transformando nossa Riqueza Comum; e a (ii) Declaração sobre os Oceanos.
Refira-se que a 27ª Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth (CHOGM 2024) coincide com a celebração do 75º Aniversário da Commonwealth, assinalada a 26 de Abril de 2024, bem como com a celebração do 10º aniversário da Carta da Commonwealth, assinalada a 11 de Março de 2023.

