O comboio de passageiros disponibilizado pela Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) que saiu às nove horas de hoje, da Estação Central de Maputo, já está no Distrito de Magude, na Província de Maputo. Espera-se que este comboio ajude a transportar pessoas que ficaram retidas em diversos pontos da província de Gaza devido às cheias que assolam a zona Sul do País e que resultaram no corte da Estrada Nacional Número Um (N1).
“Disponibilizamos para este serviço dez carruagens que assistiram aos 350 passageiros que saíram de Maputo e também levamos um vagão para cargas pertences aos viajantes que queiram despachar. Este serviço será feito hoje e amanhã”, explicou Arnaldo Manjate, Director de Operações Ferroviárias.
Amanhã, o mesmo comboio, deverá sair de Magude e tem capacidade para 1200 passageiros. “Faremos outro serviço destinado especificamente para carga. Alocamos, neste momento, na estação de guarda de mercadorias, 15 vagões para cargas e entendemos que, dependendo das necessidades, poderemos aumentar a quantidade de vagões para atender as necessidades”.
Importa referir que a empresa disponibilizou dois comboios, nomeadamente o de passageiro e o misto que vai sair amanhã. A tarifa de 50 meticais representa uma redução de cerca de 50 por cento.

