CHEIAS EM GAZA: GOVERNO ALOCA NAVIOS E COMBOIOS PARA APOIAR A POPULAÇÃO E A ECONOMIA

O Ministro dos Transportes e Logística efectuou, hoje (24 de Janeiro), uma visita de trabalho à Província de Gaza, onde escalou os distritos de Chongoene, Chibuto e Cidade de Xai-Xai.

O governante interagiu com pessoas que estão retidas em Gaza, sem poder continuar a viagem para a Cidade de Maputo por terra, devido ao corte de alguns troços da Estrada Nacional Número Um, resultante das intensas chuvas.

João Matlombe está sensível à situação e levou à população uma das soluções do Executivo para a mobilidade de pessoas bens.

O governante revelou que, a partir de segunda-feira, uma embarcação vai sair de Maputo para a província de Gaza. Este meio, segundo o Ministro, “vai desembarcar na Doca de Chongoene, trazendo produtos alimentares que vão garantir ajuda humanitária. No regresso, esperamos que a embarcação vai regressar leve 100 passageiros, isso vai ajudar a descongestionar o Aeroporto de Chongoene e a aliviar a pressão sobre a Linhas Aéreas de Moçambique”.

Paralelamente, o Eng. João Jorge Matlombe avançou haverá, para as pessoas que não conseguem chegar à Cidade e Província de Maputo, estando em Chókwè e Macia (Gaza), o Executivo vai procurar formas de movimentar as pessoas até Magude, usando estradas que estão transitáveis, e de lá vão usar o comboio, cujo destino é a capital do país. “Esta é uma parte da solução”.

João Matlombe referiu ainda que o transporte de comida para o sector privado terá um custo subsidiado e resultam da negociação que o Governo fez com o sector privado para desbloquear as embarcações. “Os comboios disponíveis também serão pagos, mas terão tarifas bonificadas”.

Na componente de monitoria das estradas afectadas, o Distrito de Chibuto, em Gaza, continua submerso, mas sem famílias sitiadas e as afectadas pelas cheias estão a ser assistidas.

Durante a visita de trabalho, o Ministro dos Transportes e Logística fez saber que ainda não é possível ter a visualização de das secções cortadas. “Há medida em que as águas vão baixando vamos fazer a inspecção da rede viária, por forma a definir o tempo para a reposição”.

Mesmo assim, foi mobilizado o empreiteiro que deverá chegar ao distrito a partir da segunda-feira. O trabalho inicial vai consistir na mobilização do material e equipamento para intervir assim que a água baixar, de modo a garantir a transitabilidade da estrada.

 

 

Related Articles

Notícias & Eventos Recentes

Governo busca alternativas à Estrada Nacional Número Um
ÉPOCA CHUVOSA 2025/26: É URGENTE A REPOSIÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DESTRUÍDAS
“TEMOS QUE ACABAR COM BUROCRACIA DESNECESSÁRIA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE MAPUTO”
ESTÁ OFICIALMENTE ENTREGUE E ABERTA A ESTRADA INTAKA-BOQUISSO
O PORTO DE NACALA É VITAL PARA A ÁFRICA AUSTRAL
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E LOGÍSTICA LEVANTA SUSPENSÃO DA CITYLINK
"NÃO VIEMOS CELEBRAR PORQUE OS DESAFIOS SÃO ENORMES"