O funcionamento do Terminal Ferroviário Internacional de Minérios de Ressano Garcia permite a retirada de cerca de 170 camiões que diariamente percorriam a EN4 carregados de magnetite da República da África do Sul para o Porto de Maputo, anunciou esta quarta-feira, 30 de Março de 2022, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai.
Falando na cerimónia de inauguração daquela infraestrutura, o Ministro referiu que o terminal já está a manusear cerca de 180 mil toneladas de magnetite por mês, havendo perspectivas para a duplicação desta capacidade até final do presente ano, aumentando os ganhos directos no descongestionamento da EN4.
“A inauguração deste terminal foi antecedida por um ensaio, havendo convicção de estarmos perante uma solução funcional, a medir pelos resultados conseguidos neste período. Só no período de testes desta infraestrutura, eram atendidos cerca de 130 a 150 camiões por dia que outrora percorriam a estrada até ao Porto de Maputo. Actualmente, o terminal recebe cerca de 180 mil toneladas por mês, retirando cerca de 170 camiões da EN4, por dia,” disse o Ministro.
Sobre as razoes que levaram o Governo a orientar a empresa pública, Portos e caminhos de Ferro de Moçambique a identificar um parceiro para desenvolver soluções alternativas para actrair a carga eminentemente ferroviária (minérios) transportados nos camiões, através da EN4, o Ministro referiu que tal se deve ao facto de a utilização de mais de um tipo de modal de transporte agrega vantagens competitivas a cada modal, caracterizada pelo nível de serviço e custo.
Os diversos modais de transporte combinados permitem uma entrega porta a porta a um menor custo e um tempo relativamente menor, maior utilização de tecnologia de informação e comunicação, melhor infraestrutura para actividades de apoio logístico, como armazenagem e transbordo, buscando equilíbrio entre preço e serviço.
Assim, de acordo com o Governante, o Sector está a previligiar iniciativas que tornem as nossas estruturas logísticas eficientes, através de investimentos, para facilitar o processo multimodal de transportes.
De entre as várias intervenções em curso para a revitalização do transporte ferroviário de minérios e outras mercadorias nesta linha férrea de Ressano Garcia, aponta-se a Construção deste Terminal, intervenções de reabilitação da ferrovia, bem como o reforço da capacidade de tracção através da aquisição de equipamento rolante como locomotivas e vagões.
Com a migração da carga rodoviária para a linha férrea, em especial os minérios, a economia do País e da região, ganham com a redução dos custos de transporte, redução dos congestionamentos e dos acidentes de viação, poluição ambiental, entre outras vantagens.
Avaliado em USD 20 milhões, o Terminal Ferroviário Internacional de Transito de Minérios de Ressano Garcia é uma solução logística desenhada pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em parceria com a The Logistcs Group (TLG) para a revitalização do transporte ferroviário de minério na linha férrea de Ressano Garcia.
Para além do investimento em infraestruturas, o Governo está atento aos aspectos burocráticos que afectam a fluidez do tráfego de pessoas e bens no Corredor de Maputo, particularmente na fronteira de Ressano Garcia.
Em Outubro do ano passando, quando os congestionamentos na fronteira se mostraram críticos, o Ministro dos Transportes e Comunicações criou uma equipa multissectorial constituída por quadros daquele Ministério, Autoridade Tributária, Mcnet e a Concessionária do Porto de Maputo, a MPDC para trabalhar para a mitigação deste problema.
Como resultado do trabalho desenvolvido por esta equipe, foram concebidas medidas de curto, medio e longo prazos para a melhoria do fluxo rodoviário de mercadorias nesta fronteira, como são os casos de:
Integração do sistema da MPDC ao sistema da Janela Eletrónica e a banca para os transportadores com destino ao Porto de Maputo passarem a ter um pagamento automático dos seus TIP, sem qualquer intervenção humana. Actualmente, cerca de 60% do tráfego de camiões com destino ao porto de Maputo é pago automaticamente.
Criação e operacionalização do balcão especifico para atender os camionistas que pagam o TIP automaticamente, separando-os com aqueles que ainda pagam em numerário.
Extensão do parque do Km4 para a criação de uma zona dedicada para a carga em trânsito. As obras foram concluídas no final de Dezembro do ano passado o que permitiu melhorar grandemente o fluxo do tráfego.
Em Outubro, antes da implementação destas mediadas, o tempo de espera nesta fronteira era de 2 a 3 dias e hoje, como resultado desta intervenção, a demora é de cerca de 10 a 12 horas.
Note-se que este tempo seria menor que as actuais cifras se o número de camiões tivesse mantido, contudo, o esforço feito para reduzir o tempo de espera na Fronteira, atraiu outra demanda. Em Outubro, circulavam na EN4 cerca de 700 camiões e actualmente subiram para cerca de 900 camioes por dia.
O tempo de 10 a 12 horas ainda não satisfaz as autoridades governamentais, pelo que decorre a implementação de medidas estruturais a médio e longo prazos como a construção de mais uma faixa de rodagem da fronteira até o Km4, o alargamento do tempo de funcionamento para 24 horas, por dia, entre outras.
A construção e operacionalização do terminal de Ressano Garcia constitui parte das medidas estruturais em curso, sendo expectativa do Governo a melhoria da eficiência e competitividade deste corredor, numa abordagem integrada e multimodal dos sistemas de transporte.
Refira-se que as medidas para a melhoria da fluidez nesta fronteira de Ressano Garcia estão a ser combinadas com um trabalho diplomático paralelo com as autoridades sul-africanas no sentido de resolver os desafios do lado da fronteira de Lebombo.