MTC próximo da paridade de género na Chefia

MTC próximo da paridade de género na Chefia

O Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) está próximo de atingir paridade de género no exercício de cargos de direção e chefia, anunciou hoje, 6 de Abril de 2022, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai.

Falando no encontro de confraternização com as funcionárias do Ministério, por ocasião das celebrações do 7 de Abril, dia da mulher moçambicana, o Governante precisou que de um total de 39 funcionários que exercem cargos de direcção e chefia no MTC (Órgão Central), 16 são mulheres o que corresponde a cerca de 41%.

Na componente dos órgãos de decisão, o Ministro destacou haver representação significativa da mulher. “Na direcção do Ministério, conto com brilhante apoio de duas mulheres, nomeadamente Sua Excelência Manuela Joaquim Rebelo, Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações e a Excelentíssima Secretária Permanente, Dina Ribeiro, para além da estratégica missão de Inspeção das nossas actividades, confiada à Ana Fernando Nhampango, mulheres que exercem estes cargos com reconhecido mérito e distinção.

No que se refere ao universo dos funcionários do MTC, o desequilíbrio de género continua preocupante. De um total de 140 funcionários em exercício no MTC, 93 são do sexo masculino e apenas 47 são do sexo feminino, ou seja as mulheres correspondem a 34% do universo dos funcionários do MTC.

Referindo-se ao desafio de integrar cada vez mais mulheres no Sector, o Ministro disse ter consciência do longo percurso a seguir, porém, defendeu que tal depende também da entrega e dedicação das próprias mulheres, exortando a estas para se apropriarem das oportunidades de formação disponíveis para a sua melhor profissionalização.

Celebrado este ano sob o lema “pela igualdade de género no contexto das mudanças climáticas”, o 7 de Abril é o dia da mulher moçambicana, em homenagem à morte da heroína Josina Machel, ocorrida em 1971, no augi da Luta de Libertação Nacional que culminou com a Independência Nacional, proclamada a 25 de Junho de 1975.  

 

Related Articles