MTC adquire autocarros para o transporte público

MTC adquire autocarros para o transporte público

O Ministério dos Transportes e Comunicações adquiriu 20 novos autocarros para o transporte público urbano de passageiros, 7 dos quais já se encontram em Maputo e os restantes 13 chegam no próximo mês de Abril, anunciou, esta segunda-feira, 6 de Março, o Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, no final da sua visita de trabalho à oficina de manutenção de autocarros de Tchumene.

Avaliados em cerca de 93.3 milhões de meticais, desembolsados pelo Fundo dos Transportes e Comunicações (FTC), os 20 autocarros movidos a diesel, constituem parte do pacote de medidas, de impacto imediato, em implementação para a melhoria da oferta do transporte público urbano, nomeadamente a aquisição, ano passado, de 5 automotoras, 3 das quais alocadas para a zona sul e duas na zona centro, aquisição de autocarros articulados, em processo de procurement, reabilitação e requalificação das vias de acesso, entre outras.

O Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações trabalhou na oficina de Tchumene para se inteirar dos desafios e perspectivas daquela unidade, concessionada pelo MTC à empresa Centro de Reparação de Viaturas de Moçambique (CRVM) – antiga Madjedje.

 No balanço da visita, o Vice-Ministro orientou às entidades do Sector para trabalharem com a oficina para a implementação dos padrões mínimos a serem observados na manutenção e reparação de autocarros de transporte público de passageiros. “Nenhum autocarro deve sair desta oficina para operar sem que tenha as condições mínimas de segurança. Precisamos de colocar a segurança dos passageiros e demais utentes da via pública em primeiro lugar”, disse.

Refira-se que o Centro de Reparação de Viaturas de Moçambique assegura a manutenção de cerca de 300 autocarros adquiridos pelo Ministério dos Transportes e Comunicações para o transporte de passageiros, na zona metropolitana de Maputo, 90 dos quais movidos à gás.

Related Articles