Os Ministros dos Transportes e Comunicações de Moçambique a Zâmbia acordaram, esta quarta-feira, na Cidade da Beira, o estabelecimento de mecanismos regulares para a solução da preocupação dos transportadores que operam no Corredor da Beira, particularmente no transporte de combustíveis líquidos para a Zâmbia.
Falando no final da reunião ministerial bilateral, o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Dr. Janfar Abdulai disse ter sido acordada a realização de encontros regulares e a revitalização do Comité Conjunto do Transporte Rodoviário Bilateral que não se reúne há mais de oito anos.
O Ministro dos Transportes e Comunicações da Zâmbia, Dr. Mutotwe Kafwaya trabalhou na Cidade da Beira, entre os dias 20 e 22 de Abril corrente, com o objectivo essencial de efectuar o levantamento, sistematização e estabelecimento de mecanismos para a solução dos problemas que afectam os operadores rodoviários zambianos que usam o Corredor da Beira.
Durante esta visita, equipes técnicas dos dois países trabalharam com os gestores e demais prestadores de serviços portuários, desembaraço de mercadorias e transportadores rodoviários do Corredor da Beira.
A delegação zambiana assistiu, no Porto da Beira as operações portuárias, bem como o trabalho que está sendo feito para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes daqueles portos, incluindo a Zâmbia.
Do trabalho realizado durante a visita, foi reafirmado o cometimento mútuo de Moçambique e Zâmbia em continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade do serviço de logística prestados por Moçambique no Corredor da Beira, particularmente no transporte de combustíveis líquidos para a Zâmbia.
No essencial, as questões colocadas pelos transportadores podem ser resumidas em:
Constrangimentos encontrados no processo de carregamento de combustíveis no Porto da Beira;
Constrangimentos enfrentados pelos camionistas durante o percurso Beira Zâmbia ;
Necessidade de harmonização das taxas cobradas pelos dois países, tendo em conta a necessidade de manter a competitividade e sã concorrência entre os operadores dos dois pais;
Necessidade de melhorar o acesso rodoviário ao Porto da Beira e os serviços de parqueamento dos camiões que transportam combustível, carga perigosa que exige cuidados especiais no seu manuseamento;
Constrangimentos relacionados com a legislação, fiscalização e aplicação da legislação sobre o transporte rodoviária;
Refira-se que a Zâmbia é responsável por cerca de 18% dos combustíveis em transito e cerca de 19% da carga diversa manuseada no Porto da Beira.