O Ministro dos Transportes e Logística, João Jorge Matlombe procedeu, esta segunda-feira, 21 de Abril, no Distrito de Cuamba, Posto Administrativo de Lúrio, na Província do Niassa, a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a reabilitação do troço entre Malema, em Nampula, e Cuamba, na Província do Niassa, parte da Estrada Nacional número 13 (N13).
Trata-se da conclusão do projecto de reabilitação e asfaltagem da N13, que arrancou em 2012 com a construção dos troços cidade de Nampula-Ribáwè e Ribáwè-Malema, no âmbito da dinamização do Corredor de Nacala, que se estende por mais de 1.700 km, ligando o Porto de Nacala, em Moçambique, à capital da Zâmbia, Lusaka, através do Malawi.
As obras arrancaram oficialmente, no dia 26 de Março último, com a duração de 24 meses, compreendendo a conclusão de reabilitação e asfaltagem de 35 km, parte dos cerca de 114 km que ligam Malema e Cuamba, nas províncias de Nampula e Niassa. Contemplam ainda trabalhos de manutenção periódica de cerca de 69 km reabilitados anteriormente. O projecto está orçado em 24.4 milhões de Euros, financiados pela União Europeia (UE), através do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Espera-se que com a conclusão deste Projecto, o tempo de viagem entre as cidades de Nampula e Lichinga passe das actuais 10h para 8 horas, o que irá melhorar o transporte de pessoas e bens ao longo deste corredor, para além de colmatar as situações de eventuais interrupções de transitabilidade, durante a época chuvosa que comprometiam o fluxo da economia nacional e dos países do interland servidos por esta via.