Porto de Maputo destino preferencial da região

Porto de Maputo destino preferencial da região

O Porto de Maputo está a evoluir para uma referência na logística nacional e regional, cumprindo o seu papel de projectar a eficiência das infra-estruturas de transporte de Moçambique, disse o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no lançamento das celebrações dos 120 anos desta infra-estrutura portuária, esta segunda-feira, 14 de Agosto corrente.

Inaugurado, em Agosto de 1903 como ponte‑cais Gorjão, o Porto de Maputo é actualmente a maior infra-estrutura portuária do País que no ano passado manuseou cerca de 26.7 milhões de toneladas, o equivalente a cerca de 47% de um total de cerca de 56.4 milhões de toneladas de carga manuseada em todo o sistema ferro-portuário nacional.

O lançamento das comemorações dos 120 anos do Porto de Maputo incluíram a inauguração do rebocador “Ntamo”, a mais recente aquisição do serviço marítimo do porto e um importante equipamento portuário para as operações do Porto de Maputo.

Falando sobre a evolução do Porto, o Presidente da República destacou a decisão do Governo de concessionar a gestão, em 2003, os resultados alcançados que permitiram avultados investimentos, estimados em mais de USD 800 milhões. Como impacto deste investimento, a carga manuseada no porto tem vindo a atingir sucessivos recordes, saindo dos cerca de 5 milhões de toneladas manuseadas em 2003, para 26.7 milhões de toneladas em 2022, para além de um grande investimento no capital humano nacional.

Falando sobre os desafios que o Porto de Maputo ainda precisa de ultrapassar, o Presidente da República observou que a evolução do Porto de Maputo necessita garantir um crescimento portuário baseado num maior equilíbrio entre a carga rodoviária e ferroviária, para assegurar que o crescimento da economia ocorra em consonância com o bem-estar das populações e à manutenção das outras infra-estruturas de transporte que servem o corredor.

Para melhor enquadramento deste desafio, o Presidente reconheceu e encorajou o alinhamento entre os Caminhos-de-Ferro de Moçambique e a Concessionária do Porto na promoção de investimentos e resultados económicos harmonizados e sustentáveis.

Refira-se que as comemorações dos 120 anos do Porto de Maputo incluem a realização de uma série de eventos incluindo um Festival musical e cultural, ciclo de reflexões sobre diversos temas associados ao porto e à cidade de Maputo, exposição fotográfica, entre outras actividades.

Related Articles