Moçambique e Malawi revitalizam corredor de Norte

Moçambique e Malawi revitalizam corredor de Norte

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala e os Ministros dos Transportes e Obras Públicas, Jacob Hara e da Terra e Planeamento Urbano da República do Malawi trabalharam no Corredor de Norte, nos dias 17 e 18 de Outubro corrente.

Enquadrada na prossecução das reformas em curso nos corredores de transporte do País, a visita tem como objectivo especifico inteirar-se do funcionamento das infra-estruturas e serviços de logística de importação e exportação das mercadorias de e para o Malawi, através do corredor do Norte.

Durante a visita, os Ministros dos dois países mantiveram conversações sobre os serviços de transporte e logística prestados por Moçambique ao Malawi, visita ao Portos de Nacala, bem como encontros com agentes económicos e diversas autoridades locais.

Os Ministros do Malawi visitam o Corredor de Nacala depois de terem trabalhado no Porto da Beira, na passada sexta-feira, dia 14 de Outubro corrente. O Porto da Beira manuseia carga de e para o Malawi, particularmente fertilizantes, integrados na implementação do programa presidencial malawiano de subsídios de insumos de produção.

Refira-se que a República do Malawi constitui um dos principais utilizadores das infra-estruturas de transporte de Moçambique. Em 2021, o Porto de Nacala manuseou cerca de 2.9 milhões de toneladas, das quais cerca de 400 mil toneladas, correspondente a 13% foi carga do Malawi. No Porto da Beira, o Malawi foi responsável por cerca de 8% dos cerca de 13.5 milhões de toneladas manuseadas no ano passado.

Related Articles