O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala conferiu posse, esta sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, a novos quadros para o exercício de funções de direção e chefia. Trata-se de Cláudio Daniel Camião Zunguze, para as funções de Administrador Executivo para a Área Técnica, no Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO, IP), Sérgio Sigavane, para as funções de Administrador Executivo do pelouro portuário do Instituto Ferro-portuário de Moçambique (IFEPOM, IP), Tuaha Mote e Pedro Amone Júnior, para as funções de Director e Director Adjunto da Escola Nacional de Aeronáutica (ENA), respectivamente. O Ministro empossou ainda, Ana Fernanda Nhampango, para as funções de Administradora não Executiva da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT).
Cláudio Zunguze é quadro do MTC onde exerceu vários cargos de direcção, com destaque para Director Nacional dos Transportes e Segurança. Sérgio Sigavane possui vasta experiência na gestão de projectos de engenharia, incluindo na empresa Portos e Caminhos de Ferro, de Moçambique, onde dirigiu o Departamento de Engenharia Civil e Manutenção Portuária. Tuaha Mote é quadro do Instituto Nacional das Comunicações, onde exerceu várias funções, incluindo a de PCA do INCM. Pedro Amone Júnior é quadro do exército, com a patente de Capitão. Ana Fernanda Nhampango, quadro do MTC, onde é Inspectora Geral, deverá dar a sua colaboração na AMT como Administradora não Executiva.
Falando na ocasião, o Ministro Magala explicou que os quadros empossados foram criteriosamente selecionados, através de concurso público, interno, transparente e inclusivo, no qual os interessados concorreram em igualdade de circunstancias, tendo o júri seleccionado os mais destacados, considerando a sua vasta experiência e conhecimento amplo no Sector. Na mesma ocasião o Ministro apelou aos empossados para cultivarem valores como inclusão, integridade e transparência, em todos os processos que estiverem envolvidos, respeitando e fazendo respeitar a lei e os procedimentos estabelecidos.