MTC Introduz gestão por processos

MTC Introduz gestão por processos

O Ministério dos Transportes e Comunicações está a implementar o sistema de “gestão por processos”, uma iniciativa que vai melhorar o funcionamento da instituição. A implementação do Sistema de Gestão por Processos no MTC tem como objectivo melhorar o funcionamento geral da instituição, por via da sistematização das actividades que executa em processos, procedimentos e práticas, em linha com as melhores práticas de gestão em grandes organizações públicas e privadas.

Com o Sistema de Gestão por Processos em funcionamento, será possível reduzir a complexidade de algumas actividades, a burocracia, o tempo de análise e decisão e, em simultâneo, optimizar os recursos humanos e materiais envolvidos. Espera-se ainda melhorar a eficácia ao nível das metas de governação e da optimização do tempo e qualidade das decisões, melhorando assim as próprias condições para executar o papel fundamental  do MTC na dinamização do desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.

A decisão da implementação deste sistema no MTC fundamenta-se na necessidade de resolver os recorrentes problemas da morosidade e burocratização dos serviços prestados pelo MTC. Este é um dos mecanismos inovadores introduzidos para melhor servir ao cidadão.

Falando por ocasião do encerramento do curso de formação dos dirigentes e gestores do MTC para se familiarizar com este processo, realizado nos dias 8 e 9 de Abril corrente, a Dra. Dina Ribeiro assegurou que a Direcção do MTC tem consciência da complexidade do processo das mudanças que estão em implementar, exortado aos quadros para serem flexíveis às mudanças que se pretendem introduzir.
“Outro aspecto fundamental para o sucesso deste processo é a necessidade de adaptação às mudanças, por parte dos gestores aqui presentes. Exortamos para que todos assumam este caminho com determinação e profissionalismo para logramos os objectivos projectado”, disse a Secretária Permanente do MTC.

Related Articles