Chuvas abundantes para sul e centro do país

Chuvas abundantes para sul e centro do país

As províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e alguns distritos das províncias de Tete e Zambézia poderão registar chuvas normais com tendência para acima do normal, segundo dados divulgados, esta quinta-feira, 15 de Setembro de 2022, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM). Nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Nampula as previsões apontam para chuvas normais, com tendência para abaixo do normal na época chuvosa de Agosto de 2022 a Março de 2023.

O INAM apresentou na mesma ocasião a Antevisão Climática de temperaturas máximas, na qual refere que as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Niassa e Nampula poderão registar temperatura normal com tendência para abaixo do normal, enquanto que Cabo Delgado, Nampula e Niassa poderão registar temperatura normal com tendência para acima do normal.

Falando na abertura do IX Fórum Nacional de Antevisão do Clima, a Secretária Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Dra. Dina Ribeiro desafiou a todos os intervenientes no processo de prevenção e gestão dos desastres naturais para se apropriarem da informação climática divulgada pelo INAM para uma planificação eficiente, por forma a reduzir o impacto dos eventos extremos de templo e clima que poderão  afectar o país, no próximo tempo chuvoso 2022/2023.

Recorde-se que o Fórum de Antevisão Climática é uma plataforma criada em 2014, com o objectivo de elaborar e difundir as previsões climáticas e dos prognósticos que servem de base para uma preparação e programação adequada para o período chuvoso (Agosto a Março).

Related Articles