Maputo projecta sistema de transporte inteligente

Maputo projecta sistema de transporte inteligente

A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo está a trabalhar com os seus parceiros para a implementação do sistema de transporte inteligente. Trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a gestão integrada das operações e acesso ao serviço de transporte público urbano, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Para o efeito, foi apresento esta quarta-feira o estudo sobre o Sistema de Transporte Inteligente na zona Metropolitana de Maputo. Realizado pela Knowledge Sharing Programm (KSP), da Coreia do Sul, o estudo permitiu uma análise detalhada da situação do transporte público na área estudada, bem como estabelecer estratégias para a implementação de modelos de gestão baseados nas TIC, consentâneos com a realidade local.

O modelo identifica ainda o percurso necessário para a implementação deste sistema em Moçambique, estabelecendo acções de curto e longo prazo nas componentes de infraestruturas, gestão de operações, informatização e outras.

Falando na reunião da apresentação do referido estudo, o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Amilton Alissone destacou o impacto do uso das TIC na gestão do transporte público urbano, desde ordenamento do trânsito e melhoria da segurança rodoviária, a bilhética electrónica, informação sobre os itinerários, horários, entre outros elementos que constituem desafios para o transporte público urbano na zona metropolitana de Maputo.

Como perspectivas, a Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo projecta progressos na implementação das principais conclusões do estudo, sobretudo na componente de melhorias das operações e provimento de serviço regular de qualidade aos passageiros utentes do transporte público urbano.

Na divulgação deste estudo participaram, para além do Vice-Ministro dos Transporte e Comunicações, o Embaixador da Coreia do Sul, gestores dos transportes públicos e privados de Maputo e Matola, dirigentes e quadros da Agência Metropolitana de Maputo, entre outos intervenientes na prestação do transporte público urbano.

Related Articles