PR inaugura novo equipamento ferroviário

PR inaugura novo equipamento ferroviário

O Sistema ferroviário sul e centro, recebeu esta quinta-feira, 11 de Agosto de 2022, novo equipamento ferroviário rolante, nomeadamente 150 vagões, 34 carruagens e duas automotoras, para além de um novo e moderno sistema de telecomunicações ferroviárias para a linha férrea de Ressano Garcia.

Inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, a aquisição deste equipamento é parte do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo (2020 -2022) que contempla a aquisição de  90 carruagens, 300 vagões e 5 locomotivas.

Reconhecendo a necessidade de atender ao problema do transporte público urbano, 30 das 90 carruagens planificadas foram convertidas em cinco automotoras, duas das quais inauguradas esta quinta-feira.

Com este equipamento, os sistemas ferroviários centro e sul recebem uma nova capacidade para atender mais de 12 mil passageiros por viagem, incluindo as duas automotoras com capacidade unitária para transportar cerca de 633 passageiros por viagem.

As duas automotoras deverão transportar passageiros de e para o centro da cidade de Maputo, explorando a vantagem comparativa do transporte ferroviário de passageiros, nomeadamente, a grande capacidade e rapidez, cumprindo horários e carreias previamente definidas.

Falando na ocasião, o Presidente da República explicou que o transporte público urbano continuará a merecer investimento do Estado. “Temos consciência que o transporte público urbano é uma actividade eminentemente social e, por isso, contará sempre com uma intervenção do Governo, para proteger os utentes de baixa renda, sobretudo em momento de instabilidade de preços como este que atravessamos”, disse.

Nessa base, observou que a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique suporta, com recurso a fundos próprios, o custo das operações de transporte de passageiros em cerca de 90%, repassando apenas os restantes 10% para os utentes, através do custo do bilhete de passagem, facto que torna este serviço acessível para a maioria da população.

Os 150 vagões de bordas altas que se juntam aos outros 150 inaugurados no passado mês de Fevereiro, na Cidade da Beira, vão dinamizar o transporte ferroviário de minério no sistema ferroviário sul.

Com capacidade para o transporte até 60 toneladas por vagão, em plena utilização o sistema ferroviário sul recebe uma capacidade adicional de cerca 2.1 milhões de toneladas por ano.

O novo Sistema Independente de Telecomunicações Ferroviárias inaugurado, constitui uma ferramenta fundamental para a gestão das operações e promoção da segurança ferroviária.

Trata-se de uma plataforma moderna que permite a visualização e localização das composições em tempo real, interação permanente com as tripulações, controlo de velocidade entre outras vantagens.

Related Articles