Ministro Magala ausculta FEMATRO

Ministro Magala ausculta FEMATRO

O Ministro dos Transportes e Comunicações Doutor Mateus Magala manteve um encontro de trabalho, esta sexta-feira, 15 de Julho corrente, com a Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários de Moçambique (FEMATRO).

Realizado na Cidade da Matola, na sede da Cooperativa dos Transportadores de Boane (COPTRAB), o encontro tinha como objectivo inteirar-se da organização e  funcionamento da FEMATRO, auscultar os operadores sobre a sua visão, perspectivas e propostas de soluções para a melhoria do serviço de transporte de passageiros no País.

O encontro permitiu um levantamento exaustivo dos principais constrangimentos que afectam os transportadores, nomeadamente o financiamento, serviços de manutenção e sobressalentes, licenciamento, fiscalização, tarifas e compensação, entre outras matérias. 

Falando no final do encontro, o Ministro Magala disse ter participado num arranque de um processo de reflexão inclusiva com parceiros estratégicos que vai permitir a definição de uma visão colectiva sobre as reformas necessárias para a edificação de um sistema de transporte condigno, seguro e que dignifique os moçambicanos, bem como, a construção de consensos sobre os passos a serem dados para a materialização das acções a serem definidas.

Para a prossecução de consultas, esclarecimentos e solução das preocupações apresentadas no encontro, foi estabelecida uma metodologia de trabalho entre os Membros da FEMATRO e quadros do MTC, incluindo encontros regulares com o Ministro.

Participaram no encontro de hoje, quadros do MTC, o Presidente da Agencia Metropolitana de Maputo, o Presidente da FEMATRO, os Presidentes das Associações dos Transportadores da zona Metropolitana e da Província de Maputo.

Related Articles