Ministro Magala visita corredor de Maputo

Ministro Magala visita corredor de Maputo

O Ministro dos Transportes e Comunicações Doutor Mateus Magala efectuou, esta quarta-feira, 6 de Junho, uma visita de trabalho às principais infraestruturas de transporte do Corredor de Maputo. A visita tinha como objectivo inteirar-se do funcionamento das infraestruturas visitadas, identificação e sistematização dos principais desafios e perspectivas para a melhoria do desempenho deste Corredor.


O Ministro Magala trabalhou sucessivamente na fronteira de Ressano Garcia, estação ferroviária de Infulene e no Porto de Maputo. Em Ressano Garcia, o Ministro visitou o Terminal Rodoviário Internacional, Fronteira (Bypass) e o Terminal Ferroviário de Carga em Transito. Na estação Ferroviária de Infulene, o Ministro inteirou-se do funcionamento do novo sistema de Telecomunicações Ferroviárias (STC –Safe Train Control), importante instrumento para a circulação de comboios e a promoção da segurança ferroviária.
A visita às infraestruturas de transporte do Corredor terminou no Porto de Maputo, onde o Ministro se inteirou do funcionamento dos diversos terminais, perspectivas de expansão, investimentos entre outras iniciativas para a consolidação e melhoria dos resultados positivos que o Porto de Maputo tem vindo a registar.
Durante a visita, o Ministro constatou persistir um conjunto de desafios, nomeadamne, procedimentos manuais de desembaraço de mercadorias e controle de transito que contribuem para a morosidade na travessia da fronteira, necessidade de ampliação e modernização de algumas infraestruturas, em Ressano Garcia, formação dos agentes do Estado 
para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, entre outros aspectos verificados no terreno. 
Falando no final da visita, o Ministro Magala apontou para a necessidade de um Gestor do Corredor para coordenar as acções de todos os intervenientes na prestação dos serviços de logística no Corredor de Maputo como um desafio global, para além da necessidade de reformas urgentes para a melhoria da eficiência e competitividade do Corredor de Maputo como são os casos da digitalização dos processos para a redução do tempo e melhoria do atendimento na fronteira, melhoria dos acessos aos terminais Rodoviário e Ferroviário de Ressano Garcia, entre outras reformas.
Para a implementação imediata destas reformas, uma equipe multissectorial constituída pelos representantes das instituições do Estado intervenientes no Corredor de Maputo e gestores das infraestruturas de transporte foi orientada para trabalhar para a definiçãode acções específicas, responsabilização e prazos da respectiva execução.

Related Articles