Moçambique regista fenómeno “La Niña”

Moçambique regista fenómeno “La Niña”

Moçambique registou o fenómeno “La Niña” na época chuvosa 2021/2022, anunciou, esta sexta-feira, 13 de Maio de 2022, O Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai. O fenómeno é caracterizado pela ocorrência de chuvas intensas, ciclones, temperaturas extremas, vendavais e descargas eléctricas.

Falando na abertura da reunião de balanço da última época chuvosa, organizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), O Ministro acrescentou que os eventos extremos de tempo, registados nesta época chuvosa (Outubro de 2021 a Março de 2022) tendem a aumentar de frequência e intensidade.

“Esta tendência dos eventos extremos do tempo, caracterizam as épocas chuvosas que têm abatido o País nos últimos anos, registando-se com cada vez maior frequência e magnitude, em parte devido as mudanças climáticas”, disse o Ministro.

Como medidas para o País enfrentar este novo contexto climático, o Ministro observou que decorre um trabalho multissectorial para a redução da vulnerabilidade para conter o número de vítimas humanas, desde óbitos, feridos e deslocados, destruição de infraestruturas e insegurança alimentar, impactos devastadores da economia e da sociedade moçambicana.

Neste processo, de acordo com o Ministro Abdulai, a abordagem sobre a previsão, gestão e mitigação dos eventos extremos do clima deve merecer uma perspectiva transversal e multisectorial, pois, os respectivos impactos afectam, de forma indiscriminada, a toda a vida económica e social do Pais.

A capacitação institucional dos intervenientes directos na prevenção, gestão e mitigação dos desastres constitui parte dos pilares privilegiados pelo Governo. A iniciativa, “um distrito, uma estação meteorológica”, lancado em Marçco último pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, representa um dos exemplos das diversas iniciativas em curso para dotar as instituições de melhor capacidade   para enfrentar as mudanças climáticas.

Related Articles