O porto de Maputo já está apto para receber navios com capacidade de mais de 140 mil toneladas, como resultado da conclusão das obras de reabilitação dos cais 6,7,8 e 9, inaugurados pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, esta Quarta-feira, 11 de Maio de 2022.
A reabilitação destes cais é parte de um pacote de avultados investimentos que o porto tem vindo a receber, abrindo caminho para o aumento dos volumes de carga manuseada, dos actuais 22 milhões para 42 milhões de toneladas anuais, até 2033, tal como o estabelecido no seu respectivo plano-director.
Falando na cerimónia de inauguração dos quatro cais, o Presidente da República referiu que o porto de Maputo está a trilhar um bom caminho para a materialização do sonho dos moçambicanos de ter um porto de referencia mundial que serve a logística nacional e regional.
Sobre os desafios por ultrapassar, Filipe Nyusi orientou o Sector dos Transportes e Comunicações a trabalhar para que o transporte de mercadorias do País explore, convenientemente, todos os modos de transporte, capitalizando as vantagens que cada um oferece na cadeia logística.
O Presidente da República observou que o desequilíbrio entre os modos de transporte de carga, sobretudo o rodoviário e o ferroviário podem criar perturbações do desenvolvimento de outras actividades nos Corredores de Desenvolvimento do País.
Especificamente sobre o Corredor de Maputo, onde o Porto de Maputo está inserido, o transporte de mercadorias é dominado pelo modo rodoviário ditando congestionamentos ao longo da N4. No ano passado, 70%, dos cerca de 22.3 milhões de toneladas manuseadas no Porto de Maputo correspondem a carga rodoviária e a restante carga foi carga ferroviária.
Não obstante a tendência de melhoria dos rácios de carga rodoviária e ferroviária (em 2019 a carga rodoviária manuseada no Porto de Maputo foi de 85%), Filipe Nyusi exortou ao Sector para melhor coordenação, por forma a que o ramo ferroviário consiga atrair mais carga, para aliviar as estradas que se mostram mais pressionadas.
Sob Gestão da MPDC, desde 2003, o Porto de Maputo constitui a maior unidade portuária do País que está a implementar pacotes de investimentos para a respectiva ampliação e modernização como a dragagem do canal de acesso, reabilitação dos terminais, cais, aquisição de equipamentos e sistemas de gestão modernos, entre outras melhorias. Como resultado destes investimentos, o Porto tem registado crescimento regular dos volumes de carga manuseada, tendo atingido o último recorde em 2021, ao manusear cerca de 22.3 milhões de toneladas.