O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi orientou, este domingo, 16 de Junho de 2024, a cerimónia de inauguração das infraestruturas reabilitadas e o lançamento da primeira pedra para a construção, de raiz, da aerogare do Aeródromo de Mueda, assinalando assim a abertura desta infraestrutura para o tráfego aéreo comercial.
O Aeródromo de Mueda foi construído na década 60, para fins militares, para apoio aéreo na contenção da Luta de Libertação Nacional contra o regime colonial, que teve a sua génese na Província de Cabo Delgado.
Foi nesta vila em que, a 16 de Junho de 1960, cerca de 600 moçambicanos foram barbaramente assassinados pelo regime colonial português, ao reivindicar, pacificamente, o seu direito de liberdade e autodeterminação. A cerimónia de abertura do aeródromo local ao tráfego aéreo comercial ocorreu no âmbito das celebrações desta data.
Com o fim da Luta de Libertação Nacional e proclamação da Independência Nacional, o Aeródromo passou para o Estado Moçambicano, e desde então passou a servir o desenvolvimento de Cabo Delgado e do País em geral.
Havendo necessidade de transformar o aeródromo para operação mista (civil e militar), foi feito um levantamento, do qual se concluiu que, devido à idade e à falta de uso regular, as infraestruturas deste aeródromo, nomeadamente: a pista, caminhos de circulação, placa de estacionamento de aeronaves, vedação, sistema de drenagem, entre outras, estavam degradadas, não oferecendo segurança necessária, para aterragens e descolagem de aeronaves.
Tendo em conta o imperativo de restaurar esta infra-estrutura, o Ministério dos Transportes e Comunicações realizou um trabalho de mobilização dos recursos necessários, tendo sido possível um montante de cerca de 835 milhões de meticais, que permitiram as intervenções realizadas, permitindo assim, que o Aeródromo fosse aberto para operação mista.
O trabalho realizado iniciou em Janeiro de 2023 e corresponde à primeira fase da reabilitação do Aeródromo de Mueda. Nesta fase as intervenções consistiram na requalificação, resselagem e sinalização da pista, caminho de circulação e da placa de estacionamento de aeronaves, construção de uma vedação metálica, no perímetro do aeródromo, construção do sistema de drenagem das águas pluviais, entre outras melhorias.
A fase seguinte, a ser concluída nos próximos três meses, consistirá na construção de edifícios complementares para abrigo e processamento de passageiros e um edifício para altas individualidades, entre outras infraestruturas.
O Aeródromo de Mueda é parte de um pacote de medidas para a melhoria da mobilidade de pessoas e bens na Província de Cabo Delgado, uma província que merece especial atenção, dada a conjuntura que atravessa.
A visão do Sector dos Transportes e Comunicações é a utilização de todos os modais de transporte, nomeadamente aéreo, rodoviário, marítimo lacustre e fluvial, para atender às necessidades do desenvolvimento de Cabo Delgado.
Nesse contexto, a 9 de Outubro de 2023, foram reabertos o aeródromo e porto de Mocímboa da Praia, cujo impacto é incomensurável na logística para o abastecimento da população em produtos de primeira necessidade, bem como no suporte a diversos projectos de desenvolvimento em curso nesta região.
Refira-se que, ainda este ano, a Província de Cabo Delgado recebeu três embarcações mobilizadas pelo Governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações, para a melhoria de transporte seguro de pessoas e bens, de e para os distritos costeiros e diversas ilhas da Província.