22 autocarros articulados melhoram transporte em Maputo

No processo de busca de soluções para a melhoria do transporte público na área metropolitana de Maputo, chegaram no dia 23 de Dezembro, 22 autocarros articulados, com capacidade para transportar 150 passageiros sentados por cada autocarro. Os autocarros serão operados pela Buscor Maputo e Matola Metro, uma sociedade criada entre um parceiro da África do Sul e as empresas municipais de Maputo e Matola.

Os autocarros vão operar em seis rotas da área metropolitana de Maputo, nomeadamente Praça dos Trabalhadores – Tchumene; Praça dos Trabalhadores – Boane; Praça dos Trabalhadores – Matola Gare. Num formato circular, vão operar igualmente nas rotas Guerra Popular- Magoanine, Jardim, Guerra Popular e vice-versa e na rota Guerra Popular- Costa de Sol, Zimpeto, Brigada Montada,  Guerra Popular e vice versa;

A escolha de veículos de maior capacidade afigura-se vantajosa por reduzir o número de veículos que transitam, na via pública e maior resposta, sobretudo na hora de ponta. Um único autocarro transporta passageiros de 10 minibus de 15 lugares.

Para o arranque das operações está na fase conclusivo o processo de formação e treinamento das tripulações, incluindo ensaios nas rotas definidas, tendo em conta a complexidade das operações com este tipo de autocarros.

Como perspectiva, estes 22 autocarros constituem o arranque de uma iniciativa que deverá ser replicada, ajustando aos desafios que forem identificadas durante a operação e gestão destes meios. 

Related Articles