LAM explora serviço especializado de carga

LAM explora serviço especializado de carga

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) lançou, esta quarta-feira, 13 de Março de 2024, o serviço especializado de transporte de carga. Trata-se de uma nova frente para dar resposta à demanda do mercado nacional e regional, no quadro das reformas em implementação na empresa.

Para a oferta deste novo serviço, bastante inovador para o mercado moçambicano, a LAM adquiriu uma aeronave Boeing 737-300 que, pela primeira vez, nos serviços da empresa, será exclusivamente dedicada ao transporte de carga. O pacote de introdução do transporte de carga compreende ainda a implementação de um sistema integrado de gestão de carga, a introdução de novos produtos que incluem a carga expresso e correio expresso, associados ao lançamento de novas tarifas e horários específicos para o serviço de carga.

Falando por ocasião do lançamento deste serviço, o Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Amilton Alissone, congratulou os gestores da LAM por encararem, com determinação o desafio lançado pelo Governo, no sentido de a companhia criar as necessárias condições para a diversificação dos serviços fornecidos, incluindo a exploração, de forma regular, do mercado de transporte aéreo de carga para todo os destinos do país.

“Estamos perante um novo serviço com uma característica diferente, agregando valor de ser mais célere com os bens que os cidadãos e empresas precisam de ter disponíveis de forma rápida para a satisfação das suas necessidades nos diversos destinos”, disse.

O mercado demanda serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material e equipamentos para a construção civil, electrodomésticos, peças de automóveis, entre outros bens, sendo este serviço, a resposta tanto esperada. Assim, estão criadas as condições que faltavam para o movimento flexível de carga frágil ou rapidamente perecível, incluindo operações de emergência.

O sucesso desta nova operação contará muito com a reação do empresariado e o suporte que este der, por isso, o Vice-ministro Alissone, exortou a LAM para a prossecução do trabalho em curso na divulgação deste, atentos aos ajustamentos que o mercado for exigir.

Com este novo serviço, a LAM assume a liderança e o desafio de tornar apetecível o mercado de transporte aéreo de carga, com a melhoria de tarifas praticadas, considerando a economia de escala que será gerada com a entrada em operações do cargueiro adquirido para esta complexa operação.

O transporte aéreo de carga desempenha um papel crucial na economia nacional, entre várias, pelas seguintes razões:

  • Rapidez: Sectores como o de minas, farmaceúticas, telefonia móvel, banca e produtos perecíveis dependem fortemente do transporte aéreo para garantir entregas rápidas e eficientes;
  • Segurança: o transporte aéreo de carga é seguro e está sujeito a rigorosas regulamentações internacionais de segurança;
  • Acesso a Mercados: facilita o comércio internacional ao permitir o acesso rápido a mercados distantes.
  • Conectividade Nacional: interliga regiões, permitindo a circulação eficiente de mercadorias a escala Nacional.
  • Crescimento económico: estimula o crescimento económico, facilitando o comércio e o investimento, entre ouras vantagens competitivas.

O mercado moçambicano é bastante receptivo aos serviços de transporte aéreo de carga, sendo de destacar os seguintes marcos em que a companhia linhas Aéreas de Moçambique foi chamada a intervir com suceso:

  • A participação da LAM na distribuição do novo Metical em serviço do Banco de Moçambique.
  • A participação da LAM em inúmeras campanhas de vacinação realizadas no País, tuteladas pelo MISAU.
  • O transporte pela LAM de Livros e Exames Escolares, tuteladas pelo sector da Educação.
  • O transporte de urnas de votos aquando da realização de Eleições quer autarquicas como gerais.
  • O transporte de jornais e periódicos e ainda de produtos alimentares diversos, entre outras operações estratégicas nacionais.

Related Articles