Concessão do Porto de Maputo estendida por mais 25 anos

Concessão do Porto de Maputo estendida por mais 25 anos

O Governo de Moçambique, representado pelo Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Amilton Alissone e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), representada pelo Director-Executivo, Dr. Osório Lucas, assinaram hoje na Galeria do Porto de Maputo a Adenda ao Contrato de Concessão, do Porto de Maputo que estende o período de concessão por mais 25 anos, a contar a partir de 2033.

O pedido de extensão, um processo iniciado em Outubro de 2022, foi aprovado em Conselho de Ministros a 23 de Janeiro de 2024. O processo de negociação da extensão envolveu uma equipa multidisplinar, constituída por representantes dos Ministérios dos Transportes e Comunicações, do Trabalho e Segurança Social,  Indústria e Comércio, Economia e Finanças, Mar, Aguas Interiores e Pesca, Terra e Ambiente, Banco de Moçambique, Instituto Ferro-Portuário de Moçambique (IFEPOM), Instituto dos Transportes Marítimos (ITRANSMAR) e funcionários do MPDC.

A extensão da concessão teve em vista os investimentos a serem efectuados pela  MPDC nos próximos anos, para consolidar a sua posição na região. De um total de 2,06 mil milhões de dólares –prevê-se que mais de 600 milhões sejam  investidos nos próximos 3 anos. Os principais investimentos serão feitos no aumento da capacidade do terminal de contentores para 1 milhão de TEUs/ano, no aumento da capacidade do terminal de carvão da Matola para 18 milhões de toneladas/ano e no terminal de carga geral para 13.6 milhões de toneladas/ano. Juntamente com capital humano, equipamentos e sistemas, estes investimentos irão permitir aumentar a capacidade actual do porto de 37 milhões de toneladas para 54 milhões de toneladas por ano.

A negociação da adenda incluiu também um pacote de investimentos sociais em projectos estruturantes, em termos de impacto social. Nessa senda, a MPDC irá contribuir, entre outros, para a construção da ponte de acostagem de Kanyaka, para aquisição de uma segunda embarcação de passageiros para Kanyaka, para a  reabilitação da Escola Superior de Ciências Náuticas e requalificação e modernização da Escola Prática da Marinha na Katembe.

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