Obras do Porto de Nacala em 90%

Obras do Porto de Nacala em 90%

As obras de reabilitação do Porto de Nacala contam com uma execução de cerca de 90%, anunciou esta terça-feira, dia 18 de Outubro corrente, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, no final da visita de trabalho realizada com o seu homologo, o Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Jacob Hara e o Ministro da Terra e Planeamento Urbano da República do Malawi.

Os ministros Malawianos trabalharam em Moçambique, de 13 a 18 de Outubro corrente, para se inteirarem do funcionamento das infra-estruturas e serviços de logística de importação e exportação das mercadorias de e para o Malawi, através dos corredores moçambicanos, particularmente os Corredores da Beira e de Nacala.

No Corredor de Nacala, Moçambique está a investir cerca de 300 milhões de dólares na reabilitação, expansão e modernização do Porto de Nacala. Deste investimento, 10% serviu para a aquisição do equipamento de manuseamento de carga, constituído por dois guindastes de cais, os primeiros na história deste porto, 6 guindastes de pátio e 12 camiões de circulação interna. O remanescente do valor está sendo aplicado nas obras de Engenharia Civil, nomeadamente, a reabilitação ou construção dos cais, estradas de acesso, pátio de contentores, edifícios administrativos, terminal ferroviário de contentores, entre outras actividades.

Com este investimento espera-se tornar o corredor de Nacala mais competitivo e eficiente e desta forma atrair cada vez mais carga da região para esta infraestrutura. De imediato, o porto vai aumentar a capacidade de manuseamento de carga contentorizada de 100.000 TEUs para mais de 252.000 TEUs. O armazenamento de carga vai passar da actual capacidade de cerca de 5700 TEUs/ano, para 8000 TEUs. O porto passa a contar com dois novos e largos acessos rodoviários que vão permitir maior rotação de camiões, entre outras melhorias.

Related Articles