Chuvas abundantes para o sul e centro do país

Chuvas abundantes para o sul e centro do país

As províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e alguns distritos de Tete e Zambézia poderão registar chuvas normais, com tendência para acima do normal, segundo dados divulgados, esta sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM, IP). Nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, as previsões apontam para chuvas normais, com tendência para abaixo do normal na época chuvosa de Agosto de 2024 a Março de 2025.

 O INAM apresentou na mesma ocasião a antevisão climática de temperaturas máximas, na qual refere que as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Niassa e Nampula poderão registar temperatura normal com tendência para abaixo do normal, enquanto que Cabo Delgado, Nampula e Niassa poderão registar temperatura normal com tendência para acima do normal.

Falando na abertura do XI Fórum Nacional de Antevisão do Clima, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala desafiou a todos os intervenientes no processo de prevenção e gestão dos desastres naturais para se apropriarem da informação climática divulgada pelo INAM, para uma planificação eficiente, por forma a reduzir o impacto dos eventos extremos de tempo e clima que poderão afectar o país, na próxima época chuvosa.

No que toca aos esforços do Governo para a melhoria da capacidade do País prever e gerir os eventos extremos de tempo e clima, o Ministro Magala referiu-se à expansão da rede de observação meteorológica. “Desde o lançamento da iniciativa “um distrito uma estação meteorológica”, em 2022, altura em que o país contava com 51 distritos com estação meteorológica, já expandimos a rede de estações meteorológica para mais 34 distritos, o correspondente a 65%, dos 52 distritos planificados para esta primeira fase da iniciativa, que compreende o período 2021/2024, estando criadas as condições para, até finais deste ano, implantarmos as restantes 18 estações meteorológicas, cumprindo na integra a implantação das 52 estações planificadas para esta fase,” disse Magala.

Recorde-se que o Fórum de Antevisão Climática é uma plataforma criada em 2014, com o objectivo de elaborar e difundir as previsões climáticas e dos prognósticos que servem de base para uma preparação e programação adequada para o período chuvoso (Agosto a Março de cada ano).

 

Related Articles