Vice-ministro trabalha com a missão do Banco Mundial

Vice-ministro trabalha com a missão do Banco Mundial

O Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Amilton Alissone realizou um encontro de trabalho, esta quarta-feira, 02 de Novembro corrente, com a Missão do Banco Mundial que trabalha no País, de 1 a 8 de Novembro de 2022, no âmbito do Projecto de Corredores-chave de Comércio Verde e Resiliente.

 Esta Missão do Banco Mundial tem como objectivo interagir com os técnicos das entidades públicas e privadas envolvidas na prestação de serviços logísticos no Corredor de Maputo, parte integrante do "Projecto Corredor Chave" que se estende do Porto de Maputo a Gauteng, na República da África do Sul.

Falando no final do encontro, o Vice-ministro Alissone informou ter transmitido aos quadros do Banco Mundial o cometimento do Ministério dos Transportes e Comunicações na implementação deste Projecto, dentro da visão do Sector de estabelecer reformas estruturais, para transformar os principais corredores de transporte de Moçambique em corredores de desenvolvimento, ao longo dos quais se desenvolve a indústria, agricultura, turismo e outras actividades que explorem, integralmente, o potencial instalado para gerar emprego e renda para o desenvolvimento económico e social do país e da Região.

Como principais desafios a serem considerados nas reformas a serem implementadas, o Vice-ministro Alissone apontou a ampliação e modernização das infra-estruturas de transporte para atender a crescente demanda, implementação da iniciativa de fronteira única de Ressano Garcia, digitalização e integração dos processos para a redução do tempo de trânsito na fronteira, entre outros.

Refira-se que esta é a segunda Missão do Banco Mundial no âmbito do projecto de Corredores-chave de Comércio Verde e Resiliente. A primeira missão decorreu, de 13 a 17 de Setembro de 2022 e permitiu o arranque do diálogo com o Governo da República de Moçambique e demais partes interessadas na melhoria da eficiência do Corredor Maputo – Gauteng.

Related Articles