Ministro Magala no Qatar

Ministro Magala no Qatar

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala efectuou, de 26 a 28 de Outubro corrente,  uma visita de trabalho ao Estado do Qatar. A visita permitiu o fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os dois países no domínio dos Transportes e Comunicações.

Durante a visita, o Ministro Magala manteve conversações com o seu homologo, Jassim Bin Saif Al Sulaiti, Ministro dos Transportes do Estado do Qatar e o Ministro do Turismo, Akbar Al Baker que é igualmente Presidente da companhia aérea Qatar Airways, encontros com representantes de empresas do Sector dos Transportes, para além de visitar o Aeroporto Internacional de Hamad (HIA) e o Porto de Hamad.

Como fruto das conversações, os dois Países irão desencadear mecanismos para o reforço da cooperação no ramo da Aviação Civil, nomeadamente, explorar a possibilidade do estabelecimento de parceria estratégica com a empresa Linhas Aéreas de Moçambique, aumento de voos  e estabelecimento de  operações de carga aérea, bem como o recrutamento de mais moçambicanos  na Qatar Airways, entre outras iniciativas de interesse para os dois Estados.

As conversações permitiram igualmente acordo para o estabelecimento de parcerias para a formação de quadros moçambicanos nos domínios do controle de tráfego aéreo, portuário e gestão do transporte rodoviário. O Ministro dos Transportes do Qatar indicou que o seu Estado está avançado nas áreas do transporte público e segurança rodoviária, experiencia a ser aplicada na cooperação com Moçambique neste Sector.

Como acções de seguimento, Moçambique vai receber uma missão técnica do Qatar para a identificação de áreas concretas de intervenção, a serem formalizadas durante a visita do Ministro dos Transportes do Estado do Qatar a Moçambique, acordada para Fevereiro de 2023.

Acompanharam o Ministro Magala, na visita ao Qatar, o Presidente do Conselho de Administração da empresa Aeroportos de Moçambique, o Director Executivo da MPDC, concessionária do Porto de Maputo, entre outros quadros do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Related Articles