MTC reconstrói ponte de Kanyaka

MTC reconstrói ponte de Kanyaka

O Ministério dos Transportes e Comunicações está a implementar o Projecto de Reconstrução da Ponte Cais da Ilha de Kanyaka, uma infra-estrutura que vai conferir mais segurança e comodidade aos turistas e demais passageiros que escalam e partem daquela parcela insular da Cidade de Maputo.

De acordo com o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, este Projecto compreende 4 principais etapas, nomeadamente (i) realização de estudos batimétricos, (ii) estudos geotécnicos, (iii) Conceito e desenho da infra-estrutura e (iv) por último, a parte mais visível, a construção física da infra-estrutura de acostagem.

Falando esta quinta-feira, 11 de Maio, na cerimónia de lançamento do Projecto, na Ilha de Kanyaka, o Ministro Magala disse que o MTC tomou a decisão de priorizar a construção da ponte Kanyaka, em resposta à preocupação apresentada ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi pela população e agentes económicos do Distrito Municipal Kanyaka, aquando da sua visita, a 18 de Maio do ano passado.

Reconhecendo a enorme expectativa que paira entre os moradores e agentes económicos de Kanyaka em ter, de imediato, a ponte pronta para o uso, explicou que existem etapas que devem ser cumpridas para que a infra-estrutura tenha a qualidade, resiliência e utilidade que se pretende.

De imediato, o Instituo Nacional de Transporte Marítimo (INTRASMAR) vai arrancar com os estudos de batimetria, um exercício que visa investigar o fundo do mar de modo a aferir a profundidade existente, facto que será crucial na determinação da existência de condições para a implementação desta infra-estrutura.

Com os estudos batimétricos será possível saber a que distância pode-se construir a ponte cais para acostagem de embarcações e o local exacto da implantação desta infra-estrutura, sem a dependência do estado das marés. Concluído o trabalho da batimetria, virão os especialistas em solos para estudos geológicos que vão determinar as características geológicas do local indicado pela batimetria, para orientar o tipo de engenharia a aplicar na construção. Os estudos geológicos fornecem informação indispensável para o desenho e construção física da ponte.

Para além da construção da ponte cais, Magala anunciou o retorno, para Julho deste ano, das carreiras regulares que ligam a ilha à cidade de Maputo, através da embarcação Kanyaka, alocada pelo Governo, em 2019. Depois da avaria da embarcação, explicou o Ministro, decorreu um trabalho de mobilização de recursos financeiros para a respectiva reparação, estando neste momento na doca.

Enquanto a embarcação maior não retorna, o Ministro Magala disse ter conhecimento que a ligação com o centro da Cidade de Maputo está a ser assegurada, alternativamente, por embarcações de pequena dimensão, aquém agradeceu e encorajou a estes operadores que prestam serviço de grande utilidade para a ilha, no entanto, apelou para que esta actividade seja feita em estreita observação das regras de segurança marítima, orientando ao Instituto Nacional de Transporte Marítimo para intensificar a sua acção inspectiva e de fiscalização, para assegurar o cumprimento das regras desta actividade, evitando o excesso de lotação das embarcações, tripulações não qualificadas, mau estado técnico das embarcações, entre outras irregularidades que perigam a vida de pessoas e mercadorias no mar.

Refira-se que a Ilha de Kanyaka está a crescer atraindo cada vez mais habitantes (mais de 6 mil, de acordo com o Censo de 2017), agentes económicos e turistas, com necessidades permanentes de ligação com a parte continental da cidade de Maputo, através do transporte marítimo, sendo papel do Governo dotar a ilha de infra-estrutura e meios para a dinamização da economia local e melhoria da vida da população local.

Related Articles