FSAU revitaliza Praças Digitais

FSAU revitaliza Praças Digitais

O Fundo do Serviço de Acesso Universal está a trabalhar para a revitalização e sustentabilidade das praças digitais instaladas ao longo do País, por este organismo, disse esta quarta-feira, 26 de Abril, o Vice-ministro dos Transportes e Comunicações – Amilton Alissone, no final de uma visita de trabalho ao regulador das comunicações, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM-IP).

O Vice-ministro Alissone reconheceu que o Projecto de instalação de praças digitais representa a democratização do acesso à Internet, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, através do apoio à pesquisa, promoção do empreendedorismo do desenvolvimento de aplicações e serviços de Internet que geram auto-emprego sendo, por isso, urgente a revitalização e operacionalização sustentável deste património público.

O Vice-ministro trabalhou esta manhã no INCM para se inteirar do funcionamento, desafios e perspectivas deste órgão regulador das Comunicações.

Para além da revitalização das praças digitais, o Vice-ministro anunciou ainda que o Regulador está a trabalhar para a expansão da rede de telecomunicações, com especial enfoque para as zonas rurais, reposição das infra-estruturas de telecomunicações danificadas pelas calamidades naturais, para além da implementação de diversas iniciativas de promoção de desenvolvimento harmonioso do mercado, como a partilha de infra-estruturas de telecomunicações, melhor regulação do ramo postal, entre outras.

Refira-se que o País conta com 136 praças digitais instaladas em todas províncias, pelo FSAU, organismo gerido pelo INCM. Cada praça digital tem uma capacidade para o acesso de cerca de 57.600 utilizadores por dia, o correspondente a cerca de 21 milhões de acessos por ano.

Related Articles