Porto de Inhambane prepara-se para cabotagem

Porto de Inhambane prepara-se para cabotagem

O Porto de Inhambane poderá voltar a receber navios comerciais, no quadro da consolidação da implementação da cabotagem marítima no País. Para o efeito, O Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai orientou, esta quinta-feira, 04 de Março de 2021, a cerimónia de lançamento da balizagem do canal de acesso aquele porto terciário.

Trata-se de um projecto executado pelo Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) que consiste na implantação de um total de 10 boias de polietileno, equipadas com tecnologia que permite melhor sincronização do sistema por via de GPS.

Na ocasião, o governo considerou como “histórico” o arranque do Projecto, visto que uma das suas mais valias é o reposicionamento do Porto e da Província de Inhambane no mapa de navegação marítima na costa moçambicana.

O projecto de balizagem, cujo investimento é avaliado em cerca de 40 milhões de meticais, inclui a sinalização da travessia Inhambane - Maxixe pelo seu papel social para ambas cidades, complementando o trabalho de reabilitação das pontes de acostagem realizada pelo MTC, em 2018.

Segundo Abdulai, este projecto insere-se num vasto programa de actividades de reabilitação e modernização das infra-estruturas ferro-portuárias, implementadas pelo Sector dos Transportes e Comunicações, de forma a dar resposta ao objectivo estratégico número oito do actual Programa Quinquenal do Governo, que destaca a necessidade de melhoria e aumento da capacidade de transporte de passageiros e carga, devendo passar dos cerca de 48 milhões de toneladas, manuseadas em 2019, para cerca de 82 milhões de toneladas até 2024. 

Refira-se que Janfar Abdulai trabalhou em Inhambane,  de 3 a 5 de Março onde, para além do lançamento da balizagem do canal de acesso ao porto local, procedeu à inauguração do projecto de revitalização do Farol de Barra Falsa para além de visitas à Delegação Provincial da Televisão de Moçambique e ao Aeroporto de Inhambane.

Related Articles