Notícias


O país conta com uma rede de telefonia móvel (2G e 3G) que une todos os distritos, prosseguindo para os postos administrativos (90%) e localidades (60%). Todas as capitais províncias estão cobertas com os serviços de 4ª Geração (4G), sendo a aposta a expansão dos serviços de 4ª geração de telecomunicações para cobrir todas as sedes distritais e 50% dos Postos Administrativos, até 2024. O PQG (2020-2024) prevê ainda a implementação dos serviços de 5G de telecomunicações nas Capitais Provinciais.

No ramo postal, o crescimento registado foi impulsionado pelo aumento da procura dos serviços postais, estando perspectivado, para o presente quinquénio, implementar o Endereçamento Postal nas cidades de Maputo, Beira, Quelimane, Nampula e Nacala.

Para além da expansão da rede de telecomunicações e consolidação dos serviços postais, o Sector está a implementar vários projectos com destaque para a migração de radiodifusão analógica para a digital, provisão dos serviços de televisão via satélite para 500 aldeias moçambicanas, acessibilidade de internet (praças digitais), entre outras iniciativas.

VIDEOS